O discurso pedagógico da leitura: o visível e o dizível

  • Sarah Suzane Bertolli Gonçalves (UFG)
  • Alexandre Ferreira da Costa (UFG) Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Discurso - Foucault - Leitura - Escola.

Resumo

Este artigo visa descrever o discurso pedagógico da leitura, contrapondo o visível e o dizível em relação ao tratamento didático da leitura na escola, tendo como base os documentos oficiais que norteiam a prática docente, dentre eles os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa (LP) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Serão problematizadas as noções de visibilidade e dizibilidade, dentro do contexto do combate, entendido como relação essencial do pensamento, por meio da análise da contradição de um enunciado, que remete ao discurso pedagógico, presente na manifestação do protesto que ficou conhecido como "anti-Dilma", ocorrido no dia 15 de março de 2015.  O alicerce teórico deste trabalho contemplará a Arqueologia do Saber de Foucault (2014), as ideias de Deleuze (2005) e Veyne (2014), a concepção de letramento literário de Soares (1998), a pedagogia da autonomia e a valorização da leitura de Freire (1996), bem como as análises de Rojo (2000), no que concerne à prática de linguagem em sala de aula, em seu trabalho de transposição didática dos PCNs.

Palavras-Chave: Discurso - Foucault - Leitura - Escola.

Biografia do Autor

Sarah Suzane Bertolli Gonçalves (UFG)

Graduada em Letras e Licenciada em Português pela Universidade Federal de Goiás.

MBA em Pedagogia e Psicopedagogia pela ESAB.

Mestranda em Estudos Linguísticos pelo Programa de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás.

Doutora honoris causa em Filosofia Universal pela Academia de Letras do Brasil.

Revisora de Textos do Instituto Federal Goiano.

Bolsista do Programa de Incentivo à Qualificação do IF Goiano.

Autora de livros paradidáticos e didáticos da Casa Publicadora Brasileira.

Formadora de Língua Portuguesa da Universidade Corporativa - Divisão Sul-Americana.

 

Alexandre Ferreira da Costa (UFG), Universidade Federal de Goiás
Pós-doutor em Linguística pela Universidade de Brasília. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Coordenador do Grupo de Pesquisa Portos (CNPq - UFG).
Publicado
2017-05-06
Como Citar
Gonçalves (UFG), S. S., & Costa (UFG), A. (2017). O discurso pedagógico da leitura: o visível e o dizível. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(2), 243-266. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4898
Seção
Linguística