Misoginia satírica no latim medieval: Marbod de Rennes e a visão da mulher como vício e malignidade

Autores

  • Pedro Carlos Louzada Fonseca Universidade Federal de Goiás (UFG)

Palavras-chave:

Misoginia medieval, literatura satírica, Marbod de Rennes

Resumo

A tradição misógina da Idade Média ocidental exerce a sua influência literária, nos séculos XI e XII, mediante um tipo de crítica satírica da realidade feminina escrita no latim da época. Uma das figuras mais representativas dessa sátira antimulher, ao lado de Walter Map e Andreas Capellanus, é Marbod de Rennes (c. 1035-1123), cujo De meretrice (Sobre a meretriz) constitui objeto de estudo e análise crítica deste trabalho.

Biografia do Autor

  • Pedro Carlos Louzada Fonseca, Universidade Federal de Goiás (UFG)
    Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Goiás. Coordenador da Rede Goiana de Pesquisa sobre a Mulher na Cultura e na Literatura ocidental. Desenvolve o Projeto de Pesquisa Mulher Difamada e Mulher Defendida no Pensamento Medieval: textos fundadores, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) para o período 2014-2016.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Misoginia satírica no latim medieval: Marbod de Rennes e a visão da mulher como vício e malignidade. (2015). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 7(2), 297-305. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4814