Construindo presenças e afeto em ambientes remotos: considerações sobre a formação docente no Pibid/UEG/inglês/Anápolis e a relação presença-ausência
Resumo
Entre 2020 e 2022, estivemos envolvidas em um projeto de formação de professores/as de língua inglesa com fomento federal: o Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência). Concomitante aos desafios encontrados com a desenvolvimento do projeto, tivemos de enfrentar a questão da ausência-presença gerada pela forçosa realização das reuniões on-line, devido a Pandemia de Covid-19. Neste texto, discutimos como um grupo de professoras conseguiu construir relações de afeto, apoio, amizade e colaboração a despeito da distância física imposta pela suspensão de atividades presenciais no período. Em uma roda de conversa, retomamos algumas das impressões das participantes sobre o que aprenderam e, em análise, demonstramos como foi possível criar laços, aprender juntas sobre a docência e superar lacunas emocionais mesmo reunidas remotamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.