Construindo presenças e afeto em ambientes remotos: considerações sobre a formação docente no Pibid/UEG/inglês/Anápolis e a relação presença-ausência

Autores

Resumo

Entre 2020 e 2022, estivemos envolvidas em um projeto de formação de professores/as de língua inglesa com fomento federal: o Pibid (Programa Institucional de Iniciação à Docência). Concomitante aos desafios encontrados com a desenvolvimento do projeto, tivemos de enfrentar a questão da ausência-presença gerada pela forçosa realização das reuniões on-line, devido a Pandemia de Covid-19. Neste texto, discutimos como um grupo de professoras conseguiu construir relações de afeto, apoio, amizade e colaboração a despeito da distância física imposta pela suspensão de atividades presenciais no período. Em uma roda de conversa, retomamos algumas das impressões das participantes sobre o que aprenderam e, em análise, demonstramos como foi possível criar laços, aprender juntas sobre a docência e superar lacunas emocionais mesmo reunidas remotamente.

Biografia do Autor

Downloads

Publicado

2023-12-26

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Construindo presenças e afeto em ambientes remotos: considerações sobre a formação docente no Pibid/UEG/inglês/Anápolis e a relação presença-ausência. (2023). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 14(e1400), 01-17. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/13745