Letramento e ensino de língua estrangeira em um curso livre: do conhecimento linguístico à educação linguística
Palavras-chave:
Ensino de língua estrangeira. Curso livre. Letramento. Gênero discursivoResumo
Este trabalho tem o objetivo de discutir o conceito de letramento, pensando como ele pode ser aplicado em aula de língua inglesa como língua estrangeira de curso livre e descrevendo eventos de letramento realizados por participantes de uma turma de língua inglesa de nível básico de um curso livre. A fundamentação teórica que subjaz à análise apresentada está baseada nos Novos Estudos sobre Letramentos (HEATH, 2001; STREET, 1984; BARTON, 2007), que entendem letramento como “um conjunto de práticas socialmente organizadas, que usam a escrita enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, para produzi-la e disseminá-la” (SCRIBNER; COLE, 1981, p. 236). Este trabalho visa a analisar os eventos realizados em aula a fim de promover reflexão sobre a possibilidade de desenvolver uma prática pedagógica em cursos livres centrada em práticas de letramento e em gêneros discursivos. A coleta de dados foi realizada em duas aulas de língua inglesa, cada uma de três horas, através de observação da professora titular/pesquisadora, de observação de outra pesquisadora e da gravação em áudio dessas duas aulas. A análise dos dados permite constatar que é possível colocar em prática uma proposta de ensino de língua estrangeira em cursos livres através dos conceitos teóricos discutidos, chegando a resultados bastante satisfatórios em relação à participação dos alunos, à aprendizagem e ao desenvolvimento das aulas.
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