Gramática, variação e ensino: proposições metodológicas e práticas pedagógicas
Palavras-chave:
PROFLETRAS, Ensino de gramática, Variação e mudança linguísticas, Proposições metodológicas, Práticas pedagógicas.Resumo
O objetivo deste artigo é fazer não só reflexões, pautadas em pressupostos sociolinguísticos e de gramáticas da língua em uso, com destaque aos estudos de Bortoni-Ricardo (2005, 2014), Faraco (2008), Neves (2012, 2014), Bagno (2007, 2011), Travaglia (2004, 2008), dentre outros, sobre certas questões que envolvem gramática, variação e mudança linguísticas, com implicações diretas no ensino da língua, mas também apresentar possibilidades de proposições metodológicas e práticas pedagógicas a serem desenvolvidas em aulas de Língua Portuguesa. Os tópicos que evidenciamos são: Fundamentação teórica, Breve histórico do PROFLETRAS, o PROFLETRAS na UNEMAT/Sinop, Gramática, variação e ensino e Encaminhamentos metodológicos e reflexões analíticas sobre os resultados. Dentre os vieses reflexivos, que enalteceram os resultados, podemos ressaltar que as discussões teóricas e as proposições metodológicas adotadas exaltaram o trabalho da formação de professores, estimulando-os a se preocuparem mais com as funções sociais da linguagem e a terem maior clareza sobre como trabalhar com a gramática em uso nos contextos escolares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar o material para publicação, o(s) autor(es) está(ão) automaticamente cedendo seus direitos autorais para a Via Litterae, que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão. O autor continuará a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo trabalho. Além disso, a submissão de artigos à Via Litterae constitui plena aceitação das normas aqui publicadas. Os conteúdos e as opiniões expressas nos textos são de inteira responsabilidade de seus autores.