Gramática, variação e ensino: proposições metodológicas e práticas pedagógicas

  • Márcia do Socorro Coêlho Oliveira (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Neusa Inês Philippsen (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Palavras-chave: PROFLETRAS, Ensino de gramática, Variação e mudança linguísticas, Proposições metodológicas, Práticas pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer não só reflexões, pautadas em pressupostos sociolinguísticos e de gramáticas da língua em uso, com destaque aos estudos de Bortoni-Ricardo (2005, 2014), Faraco (2008), Neves (2012, 2014), Bagno (2007, 2011), Travaglia (2004, 2008), dentre outros, sobre certas questões que envolvem gramática, variação e mudança linguísticas, com implicações diretas no ensino da língua, mas também apresentar possibilidades de proposições metodológicas e práticas pedagógicas a serem desenvolvidas em aulas de Língua Portuguesa. Os tópicos que evidenciamos são: Fundamentação teórica, Breve histórico do PROFLETRAS, o PROFLETRAS na UNEMAT/Sinop, Gramática, variação e ensino e Encaminhamentos metodológicos e reflexões analíticas sobre os resultados. Dentre os vieses reflexivos, que enalteceram os resultados, podemos ressaltar que as discussões teóricas e as proposições metodológicas adotadas exaltaram o trabalho da formação de professores, estimulando-os a se preocuparem mais com as funções sociais da linguagem e a terem maior clareza sobre como trabalhar com a gramática em uso nos contextos escolares. 

Biografia do Autor

Márcia do Socorro Coêlho Oliveira (UNEMAT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Arcanjo da Costa, localizada em Oeiras do Pará. Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário de Sinop (MT). E-mail: cirmanha71@gmail.com

Neusa Inês Philippsen (UNEMAT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: neusa@unemat-net.br.
Publicado
2017-03-02
Como Citar
Oliveira (UNEMAT), M. do S., & Philippsen (UNEMAT), N. I. (2017). Gramática, variação e ensino: proposições metodológicas e práticas pedagógicas. Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(1), 77-97. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5388
Seção
Linguística