Gramática, variação e ensino: proposições metodológicas e práticas pedagógicas

Autores

  • Márcia do Socorro Coêlho Oliveira (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
  • Neusa Inês Philippsen (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Palavras-chave:

PROFLETRAS, Ensino de gramática, Variação e mudança linguísticas, Proposições metodológicas, Práticas pedagógicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer não só reflexões, pautadas em pressupostos sociolinguísticos e de gramáticas da língua em uso, com destaque aos estudos de Bortoni-Ricardo (2005, 2014), Faraco (2008), Neves (2012, 2014), Bagno (2007, 2011), Travaglia (2004, 2008), dentre outros, sobre certas questões que envolvem gramática, variação e mudança linguísticas, com implicações diretas no ensino da língua, mas também apresentar possibilidades de proposições metodológicas e práticas pedagógicas a serem desenvolvidas em aulas de Língua Portuguesa. Os tópicos que evidenciamos são: Fundamentação teórica, Breve histórico do PROFLETRAS, o PROFLETRAS na UNEMAT/Sinop, Gramática, variação e ensino e Encaminhamentos metodológicos e reflexões analíticas sobre os resultados. Dentre os vieses reflexivos, que enalteceram os resultados, podemos ressaltar que as discussões teóricas e as proposições metodológicas adotadas exaltaram o trabalho da formação de professores, estimulando-os a se preocuparem mais com as funções sociais da linguagem e a terem maior clareza sobre como trabalhar com a gramática em uso nos contextos escolares. 

Biografia do Autor

  • Márcia do Socorro Coêlho Oliveira (UNEMAT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

    Docente da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Arcanjo da Costa, localizada em Oeiras do Pará. Mestranda do Curso de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Universitário de Sinop (MT). E-mail: cirmanha71@gmail.com

  • Neusa Inês Philippsen (UNEMAT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) e do Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Sinop). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP). E-mail: neusa@unemat-net.br.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Gramática, variação e ensino: proposições metodológicas e práticas pedagógicas. (2017). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(1), 77-97. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5388