Modernidade e Literatura: a presença do (ex)cêntrico na narrativa de Cora Coralina

Autores

  • Maria Eugênia Curado Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Cora Coralina. Modernidade. Marginal. (Ex)cêntrico.

Resumo

A modernidade é um tema que nunca se esgota e problematiza a contemporaneidade. Dessa afirmação, que teoriza as poéticas da modernidade, este ensaio via a analisar a prosa curta de Cora Coralina que ao romper com a tradição, recorda a figura do marginal, do (ex)cêntrico, do pária e se configura como narrador do universal. Para tal mirar-se-ão as dimensões dos níveis do (ex)cêntrico na narrativa que será estudada, apontado as características das poéticas da modernidade que se configuram no texto coraliniano. 

Biografia do Autor

  • Maria Eugênia Curado, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada na Universidade Estadual de Goiás (UEG – Anápolis). Docente do MIELT – Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologia – UEG. E-mail: curadoeugenia@hotmail.com.

Downloads

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

Modernidade e Literatura: a presença do (ex)cêntrico na narrativa de Cora Coralina. (2012). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 4(2), 441-451. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/5301