Biblioteca: espaço de comunicação e promoção de práticas de leitura

Autores

  • Naylane Araújo Matos (UFSC)
  • Denise Dias de Carvalho Sousa (UNEB) Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Palavras-chave:

Biblioteca, Práticas de leitura, Mediador de leitura

Resumo

Este trabalho visa apresentar a configuração da Biblioteca Pública Municipal Gervácio Maciel da Cruz na cidade de Serrolândia, interior da Bahia, a fim de analisar seu papel nesta comunidade. Do mesmo modo, visa discutir o papel das bibliotecas escolares para a formação leitora dos alunos nas escolas Colégio Estadual de Serrolândia, Colégio Municipal Arionete Guimarães Sousa e Centro de Educação Mêmore, salientando a importância do agente mediador de leitura. A pesquisa foi realizada no período de agosto de 2013 a julho de 2014, com observações simples e participante; entrevistas informais seguidas de entrevista por pautas; pesquisa documental de relatórios trimestrais de controle da biblioteca pública municipal e questionário estruturado com trinta alunos das escolas participantes. Os resultados apontam que: 1) o público predominante na biblioteca municipal é de idade escolar; 2) há problemas atrelados ao bibliotecário na biblioteca municipal e nas escolares; 3) o bibliotecário tem papel importante no funcionamento e nas práticas de leitura da biblioteca.

Biografia do Autor

  • Naylane Araújo Matos (UFSC)

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Licenciatura plena em Letras Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8310924411167933.

  • Denise Dias de Carvalho Sousa (UNEB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

    Professora Doutora na Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Coordenadora do Colegiado de Letras – Língua Inglesa e Literaturas (UNEB – DCH IV). Líder do grupo de Pesquisa Linguagem, Estudos Culturais e Formação do Leitor (LEFOR), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4506569196582211.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Linguísticos

Como Citar

Biblioteca: espaço de comunicação e promoção de práticas de leitura. (2016). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 8(1), 7-21. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/4738