Dialogia e gêneros do discurso no estágio supervisionado
Palavras-chave:
Formação docente, Dialogia, Gêneros do discurso, EscritaResumo
O objetivo desse artigo é analisar a dialogia e a questão dos gêneros do discurso a partir de uma situação real de sala de aula proporcionada pelo estágio supervisionado. O trabalho dos discentes, junto a escolas estaduais do ensino fundamental e médio da cidade de Bagé, foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2012. Partimos do conceito de dialogia e da proposta sobre os gêneros do discurso do pensador russo Bakhtin, além de reflexões específicas sobre o ensino de língua portuguesa discutidas por Geraldi (2010). Após o trabalho de preparação do projeto de ensino, da orientação dos estagiários, da leitura de seus diários e da observação de aulas pelos professores orientadores, selecionamos para análise - a partir da arquitetônica bakhtiniana como referencial teórico/metodológico - a prática docente de uma estagiária, sobretudo no que diz respeito ao seu trabalho com a produção escrita de alunos de uma turma do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A maior preocupação da estagiária regente desta turma, durante o desenvolvimento de seu trabalho, era a seguinte: como trabalhar com a escrita tomando como referência os gêneros do discurso? A resposta a esta pergunta surgiu após uma releitura de suporte teórico mostrando que, para um trabalho a partir dos gêneros do discurso, a correção da escrita do aluno não se deve restringir a uma higienização do seu texto, limpando-o dos erros ortográficos (Citelli, 1998). Ao contrário, deve haver um constante trabalho de reescrita e reflexão, seja individual ou em grupo.Downloads
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Temática Livre: Estudos Linguísticos
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Como Citar
Dialogia e gêneros do discurso no estágio supervisionado. (2014). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 6(2), 235-250. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/3541