O retrato de uma infância torpe: algumas normas de educação impostas às meninas Cora, Geni e Ponciá na escola e na ambiência familiar

Autores

  • Omar da Silva Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar como as escritoras Cora Coralina, Geni Guimarães e Conceição Evaristo retratam a educação familiar e escolar de suas protagonistas na fase infantil e na pré-adolescência. Os espaços e tempos são diferentes em cada obra, mas as ações perpassadas pelas meninas Cora, Geni e Ponciá são similares quanto ao sofrimento a que são submetidas. O corpus privilegia as seguintes obras: Poemas dos becos de Goiás e estórias mais e Vintém de cobre: meias confissões de Aninha, de Cora Coralina; Leite do peito, de Geni Guimarães e Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. O tempo retratado pelas autoras nessas obras abarca, no caso de Cora Coralina, o final do século XIX enquanto as outras, a segunda metade do século XX. As análises transcendem o espaço da escola e adentram pela ambiência familiar, onde o reflexo da educação escolar recebida se faz presente e, muitas vezes, tem efeito catastrófico na infância das meninas e em seus comportamentos em relação aos outros em sua volta.

Biografia do Autor

  • Omar da Silva Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutor em Literatura (Literatura e Práticas Sociais) pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a supervisão do Prof. Dr. Eduardo de Assis Duarte. Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa do Ensino Fundamental e Médio da SEEDF e da SEEGO.

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Edição

Seção

Temática Livre: Estudos Literários

Como Citar

O retrato de uma infância torpe: algumas normas de educação impostas às meninas Cora, Geni e Ponciá na escola e na ambiência familiar. (2013). Via Litterae (ISSN 2176-6800): Revista De Linguística E Teoria Literária, 5(2), 449-462. //www.revista.ueg.br/index.php/vialitterae/article/view/2616