O PRIMEIRO NÚMERO DA REVISTA TEMPORIS[AÇÃO] ESTÁ DISPONÍVEL EM SUPORTE DIGITAL
Em comemoração aos 22 anos da Revista Temporis[ação], por meio do Projeto Temporis Digital, disponibilizamos os oito primeiros números da revista que até então somente poderiam ser consultados em suas versões físicas. A passagem do suporte original para o digital é o que possibilita, em nossos dias, a socialização da maior parte dos conteúdos produzidos cientificamente. Esses textos, já históricos, passam a ficar disponíveis para leitura em nosso sítio eletrônico www.temporis.ueg.br
A revista Temporis[ação] é uma das mais antigas revistas acadêmicas publicadas pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Desde sua criação até 2005, a periodicidade da revista foi anual, registrada sob o ISSN 1518-6229. A partir do número 9 (2008), tornou-se exclusivamente digital e adotou o ISSN 2317-5516.
O primeiro número foi publicado seis anos depois do surgimento da Universidade Estadual de Goiás por meio da Lei Estadual 11.655, de 26 de dezembro de 1991. A Faculdade de Filosofia Cora Coralina, responsável pela publicação da Revista Temporis[ação] foi fundada em 1968. Foi a terceira entidade destinada ao ensino superior mantida pelo poder Executivo Estadual.
O projeto Temporis Digital foi possibilitado pelo Edital 013/2018/CCB Bolsa de Desenvolvimento Institucional Nível I Revistas Científicas que destinou em 2018 uma bolsa para que o graduando do curso de História Lucas Pereira Lima realizasse o processo físico de digitalização das páginas impressas da revista. Utilizando um scanner, salvou os arquivos em PDF, subiu todos para o sistema da Revista (OJS) e remontou digitalmente os volumes, possibilitando pela primeira vez, sua leitura digital. Entre setembro e dezembro de 2018, até o presente, foram digitalizados os números 1 (publicado em 1997, com 129 páginas), o número 2 (em 1998, com 184 páginas), 3 (1999, 125 p.), 4 (2000, 206 p.), 5 e 6 (2002, 279 p.), 7 (2003, 277 p.) e 8 (2005, 305 p.). Há que se contabilizar nessas métricas também o tempo e o trabalho investido no processo de gestão editorial dos textos, dentro do sistema da revista, desde a submissão individual de todos os arquivos à publicação final dos exemplares.
Na edição que agora é lançada (Volume 1, Número 1, de Jan./Dez. 1997), a Comissão Editorial formada por Eliana Aparecida Sersocima (coordenação), Célia Sebastiana Silva, Solange Fiúza Cardoso Yokozawa e Wagna dos Reis Rabelo trouxe dez textos, sendo sete artigos, dois textos originados de palestras e uma entrevista com Brasilete de Ramos Caiado. Os trabalhos foram reunidos dentro das áreas Geografia, História e Letras, o primeiro escopo editorial da Revista. Confira os trabalhos publicados nessa edição histórica clicando no link https://bit.ly/2MTHEyA
Muito além de favorecer a divulgação do conhecimento científico, o projeto Temporis Digital promove e garante a preservação da memória da produção científica da Universidade Estadual de Goiás. Frente ao contexto cultural e político que temos vivenciado nos últimos anos, que além de ameaçar gravemente a saúde da nossa democracia e vilipendiar nossos direitos sociais básicos, também fragiliza o pensamento científico e todo o impacto econômico e cultural que ele pode e deve causar, colocando em cheque não somente o progresso cultural da nossa sociedade, mas também a justiça social tão necessária entre nós.