Potlatch ou Dádiva:
as faces da narrativa Hilstiana
DOI:
https://doi.org/10.31668/revsap.v13i2.14924Resumo
Na tarefa de comunicar o incomunicável, a literatura de Hilda Hilst tende à impotência e ao fracasso do indizível. Especialmente em relação a sua prosa de ficção, a temática do fracasso torna-se bastante notável na abordagem do percurso do escritor. A presente proposta de leitura parte dos livros Tu não te moves de ti (1980), A obscena senhora D (1982) e Com os meus olhos de cão (1986), de modo a focalizar o percurso do escritor e a realidade instaurada pela palavra. As personagens hisltianas assumem a demanda pelo acontecimento verbal, entendido ora na disposição ao fracasso, a partir do diálogo com os estudos de Marcel Mauss (2001, 2013) e de Bataille (2016) sobre a experiência do Potlatch – isto é, a operação de dispêndio, concebendo a criação a partir da perda –; ora na dádiva de traduzir em palavras o inefável da experiência humana ou, ainda, de capturar a imagem de um universo unívoco e prismático nas “mil faces” da narrativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).