Educação Profissional e Tecnológica: Da Mobilização de Saberes ao Exercício da Docência dos professores no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso

  • Rosimeire Montanucci
  • Luciana Beatriz de Oliveira Bar de Carvalho
  • Roniria Silva dos Santos

Resumo

O presente texto se estrutura a partir de estudos e reflexões na intenção de evidenciar o Processo da Constituição dos Saberes docentes dos Professores no IFMT, com enfoque na articulação teórica e prática da docência. O texto é fruto do recorte de uma dissertação de mestrado intitulada “Formação e Trabalho Docente na Educação Profissional: Os Saberes da/na Docência no IFMT”. O referencial teórico é fundamentado em autores que discutem aprendizagens da docência, formação e trabalho docente, saberes docentes, saberes da docência, assim como em literaturas que tratam da compreensão da Educação Profissional, mais precisamente integrada ao Ensino Médio. Os pressupostos metodológicos estão sustentados na abordagem qualitativa mediante
pesquisa bibliográfica e documental e em narrativas orais e escritas, encaminhando para as seguintes conclusões: Os saberes mobilizados na formação docente não podem ser compreendidos isoladamente, mas sim num conjunto de ações no cotidiano do trabalho do professor, uma vez que os saberes são construídos e constituídos ao longo da trajetória profissional e, particularmente, diante das experiências das práticas pedagógicas, pois, a (re)construção da docência se faz no decorrer das aprendizagens do dia-a-dia da sala de aula, configurando-se como um  processo contínuo, que acompanha todo percurso pessoal e profissional, marcado pelas experiências vivenciadas em diferentes contextos. A ideia é a de que se aprende e se ensina no exercício da própria docência e em interação com outros atores mediados pelos saberes docentes. Contudo, os desafios a serem vencidos na atuação do professor na Educação
Profissional Tecnológica (EPT), despontam para a necessidade de uma formação docente contextualizada nos princípios dos conhecimentos tecnológicos.

Publicado
2019-06-05
Seção
Artigos