Reflexões sobre o Ensino a Distância em Portugal no contexto Europeu

Autores

  • José da Silva Ribeiro

Resumo

A Universidade Aberta de Portugal é uma instituição pública de ensino superior. Sintonizada, desde a sua fundação, com outras universidades de ensino a distância e seguindo de perto os mesmos modelos de ensino e semelhantes os materiais de ensino, teve profundas mudanças nos vinte e cinco anos da sua história. Destas destacam-se a passagem do ensino a distância de segunda para terceira geração e a adequação ao Processo de Bolonha que tinha como objetivo ciar vínculos mais estreitos entre o Espaço Europeu do Ensino Superior e a mobilidade de estudantes e professores. Para os estudantes estas mudanças alteraram profundamente sua situação no processo de ensino-aprendizagem – de autoaprendizagem para ensino colaborativo, criação da unidade turma, utilização sistemática das tecnologias digitais (inclusão digital), passagem do ensino baseado na transmissão de conhecimentos para o desenvolvimento de competência, foco na empregabilidade (ação), reconhecimento pela academia dos saberes profissionais. Os Estudantes ganham assim um maior protagonismo, uma maior responsabilidade e participação mais ativa no processo educativo. Pretendemos apresentar o histórico dessas profundas mudanças e o Modelo Pedagógico Virtual para a Universidade Aberta e sobretudo as práticas concretas, baseado no modelo e nas transformações referidas, de modo a definir as estratégias necessárias para elaboração de cursos adequados ao perfil dos estudantes de EaD e à redefinição / reconfiguração dos papéis do estudante e do professor. A presente comunicação foi apresentada na Universidade Federal de S. Carlos em 2014.

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Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões sobre o Ensino a Distância em Portugal no contexto Europeu. (2019). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 8(1). //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/9175