Um olhar transdisciplinar sobre a formação universitária: desafios para humanescer na saúde
Palavras-chave:
Humanescer, Cuidado, Ser humano, Transdiciplinaridade.Resumo
O artigo é resultado de uma pesquisa teórica que visou compreender o humanescer na formação universitária no campo da saúde com um olhar transdisciplinar. O humanescer implica um processo de saber cuidar do ser humano no ensino-aprendizagem numa perspectiva integral e multidimensional na formação universitária. A abordagem é dentro da hermenêutica fenomenológica, quando se utiliza vários autores para dialogar transdisciplinarmente buscando a reflexão sobre a categoria humanescer. O cuidado à saúde retoma suas raízes ontológicas na dinâmica da vida. A vida é Gênese permanente, sagrada, pois na dimensão do humano, sustenta a dynamis do processo de cuidar, como fenômeno legítimo do Espírito Criador no ser humano – que se manifesta como energia, potência de amor criante que estrutura a base para sentir, pensar, agir e conviver. Na educação esta energia vital penetra e estrutura os vários elementos de toda a constituição físicobiológica, psicossocial, espiritual e ecológica da corporeidade humana, como um todo vivo, complexo e interagente. Nos processos educacionais ele é capaz de se auto-organizar nas inter-relações sociais diante da sua criatividade, para poder aprender e saber cuidar, com compaixão e espiritualidade, da vida na saúde. Ao longo história da saúde e da doença na formação universitária, como um processo de aprendizagens e vivências no conhecimento multidiverso, existe um currículo que tem também uma história da produção de significados sobre a natureza, sobre as funções e estruturas do corpo humano, sobre as relações corpo-mente-espírito, bem como sobre a pessoa-ambientesociedade. Uma história, portanto, envolvendo o mundo natural e social, constituindo diferentes narrativas e teorias sobre os processos de saúde e sofrimento. Diante de desafios e adversidades dos mais diversos, presentes no mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito ao cuidado à saúde do ser humano, fala-se da necessidade de refletir sobre o humanescer na formação universitária para vencer os “ranços” do modelo repetitivo de receitas prontas e de inconsistências teórico-metodológicas nas práticas mecânicas e positivistas docentes. Os resultados apontam que humanescer no ato de cuidar na saúde, dentro de uma prática universitária, é dialogar transdisciplinarmente com saberes filosóficos, científicos, artísticos e culturais, buscando na proximidade solidária entre um eu e um outro, a melhor solução de acolhimento, na alegria ou na dor, tendo em vista a ressignificação do viver na descoberta de um novo sentido no conhecimento.Downloads
Publicado
2018-08-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como Citar
Um olhar transdisciplinar sobre a formação universitária: desafios para humanescer na saúde. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(1), 114-130. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/7554