A universidade do século XXI nos olhares da complexidade e da criatividade
Palavras-chave:
Universidade. Complexidade. Criatividade.Resumo
A Universidade brasileira contemporânea encontra-se em um labirinto de incertezas e mutações que permeiam o seu espaço formador. Diferentes concepções adentram o cenário do Ensino Superior na busca por compreender as suas constantes mudanças. Nesse sentido, este artigo apresenta reflexões sobre a universidade do século XXI, na perspectiva da criatividade, a partir de uma visão complexa da realidade contemporânea. Optou-se por uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, a partir dos principais aportes teóricos: Chauí (2003), Torre (2005), Santos (2009), Suanno (2011), Morin (1999, 2000, 2001), Suanno (2013), Moraes (2008), Ribeiro e Moraes (2014). Para desenvolver a análise, foram consideradas teorias sobre universidade, complexidade e criatividade, que possibilitassem compreender as divergências entre o contexto do Ensino Superior do século XX e o da contemporaneidade. A discussão aponta que a universidade do presente século necessita de um novo olhar a partir da concepção criativa e complexa nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. A sua realidade se apresenta de forma multidimensional e multirreferencial enquanto espaço universitário e social que precisa se conectar aos cenários externos de forma interligada, global e interrelacionando-os com a vida planetária.Downloads
Publicado
2018-08-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como Citar
A universidade do século XXI nos olhares da complexidade e da criatividade. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(1), 97-113. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/7553