A superação do reducionismo epistemológico na educação: um panorama do problema
Palavras-chave:
Complexidade. Reducionismo epistemológico. Educação.Resumo
O objetivo deste artigo é identificar o panorama científico em que se desenvolveu o ensino brasileiro, bem como alguns benefícios da influência da complexidade no processo educacional. Desde a Revolução Industrial, o método de ensino caracterizou-se pela influência tecnicista, de modo que o professor passou a ser mero instrumento de transferência da verdade científica. A perspectiva de construção do conhecimento conjunto ficou incólume nesse cenário. Entretanto, a quebra do paradigma da razão moderna faz repensar o modo como o ensino se consolidou e em que medida a complexidade colabora para um novo olhar. Este estudo, de caráter bibliográfico, está ancorado nos trabalhos de Mariotti (2013) e Morin (2003, 2005), entre outros. Como resultado, foi possível apresentar um panorama da passagem do tecnicismo para a complexidade, na educação. Percebeuse que a complexidade é uma nova forma de enxergar as questões educacionais e que a proposta do pensamento complexo não é nova, podendo ser classificada, em sua essência, como uma retomada da visão do todo e não apenas de suas partes.Downloads
Publicado
2018-08-29
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como Citar
A superação do reducionismo epistemológico na educação: um panorama do problema. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(1), 80-96. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/7552