A superação do reducionismo epistemológico na educação: um panorama do problema

Autores

  • Natália Brasil Dib
  • Carlos Eduardo Pereira Dutra
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovsk Vieira

Palavras-chave:

Complexidade. Reducionismo epistemológico. Educação.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar o panorama científico em que se desenvolveu o ensino brasileiro, bem como alguns benefícios da influência da complexidade no processo educacional. Desde a Revolução Industrial, o método de ensino caracterizou-se pela influência tecnicista, de modo que o professor passou a ser mero instrumento de transferência da verdade científica. A perspectiva de construção do conhecimento conjunto ficou incólume nesse cenário. Entretanto, a quebra do paradigma da razão moderna faz repensar o modo como o ensino se consolidou e em que medida a complexidade colabora para um novo olhar. Este estudo, de caráter bibliográfico, está ancorado nos trabalhos de Mariotti (2013) e Morin (2003, 2005), entre outros. Como resultado, foi possível apresentar um panorama da passagem do tecnicismo para a complexidade, na educação. Percebeuse que a complexidade é uma nova forma de enxergar as questões educacionais e que a proposta do pensamento complexo não é nova, podendo ser classificada, em sua essência, como uma retomada da visão do todo e não apenas de suas partes.

Biografia do Autor

  • Natália Brasil Dib
    Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba – Unicuritiba, em 2010; Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, em 2013; Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR, em 2015.
  • Carlos Eduardo Pereira Dutra
    Bacharel em Direito, Faculdade de Direito de Curitiba – Unicuritiba, em 2008; Especialista em Direito Tributário, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, em 2011; Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR, em 2016.
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovsk Vieira
    Licenciada em Pedagogia pela Universidade Católica do Paraná, em 1970; Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em 1972; Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná, em 1997; Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, em 1999; Doutora em Educação pela PUCPR, em 2010.

Downloads

Publicado

2018-08-29

Como Citar

A superação do reducionismo epistemológico na educação: um panorama do problema. (2018). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 7(1), 80-96. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/7552