Pedagogia Complexa e Pedagogia Social: tecendo aproximações
Palavras-chave:
Pedagogia. Pensamento Complexo. Pedagogia Social. Pedagogia Complexa.Resumo
O estudo pretende apresentar reflexões preliminares, considerando as mediações pedagógicas vivenciadas nos Projetos de Extensão: Círculos de Debates e Estudos de Pedagogia Social, e Fortalecimento das redes de proteção à criança e ao adolescente: a abordagem do protagonismo juvenil e familiar. Partimos da compreensão de que a Pedagogia é entendida como ciência que estuda a Educação no âmbito escolar e não escolar. Os autores (FRANCO, 2003; FREITAS, 1985, 1989; HOUSSAYE et al., 2004; LIBÂNEO, 2001, 2006, 2007; PIMENTA, 1996, 2002, 2007; MARQUES, 2006; MAZZOTTI, 1996; SÁ, 1997, 2000; SAVIANI, 1985, 1991, 2008) dão respaldo ao debate. A pedagogia complexa (SÁ, 2008, 2009, 2012, 2013, 2015a, 2015b) surge da necessidade de incorporarmos os pressupostos teóricos do pensamento complexo ao discurso pedagógico contemporâneo para o enfrentamento das questões escolares e não escolares. A partir daí, desenvolvemos um aprofundamento sobre os pressupostos teórico-práticos da Pedagogia Social (FERMOSO, 1994; LUZURIAGA, 1993; PETRUS, 1997; QUINTANA, 1988, 1993, 1997; SAEZ, 1994; VENTOSA, 1992). Realizamos reflexões sobre as ações, debates e pesquisas correlacionadas aos projetos mencionados, dialogando com as contribuições de Paulo Freire (1985; 1987; 1997; 2000; 2011), Edgar Morin (1997; 2000; 2011; 2014; 2015) e Maria Cândida de Moraes (2003; 2015). Apresentamos quatro dimensões constituintes e propositivas de uma abordagem de Pedagogia Social: 1) a complexidade das demandas sociais; 2) a escuta ativa e amorosa como abordagem pedagógico-social; 3) o trabalho pedagógico-social relacionado ao protagonismo pessoal, familiar e comunitário; 4) a emergência do trabalho pedagógico-social em redes de proteção e de proposição/desenvolvimento/avaliação de políticas públicas.