Buscando entender ideologias e conceitos construídos no ensinar/aprender por professores de língua inglesa em uma escola de línguas: para além dos muros da universidade

Autores

  • Ricardo Wobeto Mestrando pela Universidade Federal de Goiás
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo UFG

Palavras-chave:

Lingua Inglesa. Conceito. Formação. Ideologia.

Resumo

O presente estudo buscou compreender a construção de ideologias e conceitos presentes em professores de língua inglesa durante o processo de ensino/aprendizagem em uma escola particular do idioma. O estudo tem como fundamentação teórica o processo crítico reflexivo de ensino/aprendizagem presente em diversos trabalhos científicos, como, por exemplo: Pennycook (1994), Cox & Assis-Peterson (2007),  Moita Lopez (2005), Ortiz (2006) e demais pensadores. O objetivo principal deste artigo fundamenta-se no questionamento dos fatores sociais, políticos e culturais que permeiam o ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas de idiomas, por meio da exposição de conceitos e ideologias, feita por professores a aprendizes do idioma durante as aulas.

Biografia do Autor

  • Ricardo Wobeto, Mestrando pela Universidade Federal de Goiás
    Mestrando pela Universidade Federal de Goiás
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo, UFG
    Professor do Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada da Faculdade de Letras da UFG e Diretor da Faculdade de Letras – UFG

Downloads

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Buscando entender ideologias e conceitos construídos no ensinar/aprender por professores de língua inglesa em uma escola de línguas: para além dos muros da universidade. (2012). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 1(1), 69-83. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/69-83