O curso de formação da fundação Pestalozzi do Brasil em 1953: discursos sobre a deficiência intelectual e a cultura escolar
Palavras-chave:
História da Educação. Criança com Deficiência Intelectual. Fundação Pestalozzi. Discursos. Pará.Resumo
Objetiva-se analisar os discursos acerca da deficiência intelectual e da cultura escolar do curso de formação da Fundação Pestalozzi do Brasil no ano de 1953. A pesquisa é documental, tendo como fonte a entrevista com a Professora Blandina Alves Torres publicada no Jornal a Folha do Norte em 1954. Os dados foram analisados com base na análise do discurso de Mikhail Bakhtin (1992), utilizando a categoria rede de significados e ideologia. Encontrou-se discursos de ordem conceitual identificando a criança com deficiência intelectual como excepcional, destacando a educabilidade e integração social dos mesmos; além de se observar a cultura escolar por meio de suas práticas, organização curricular e estratégias metodológicas. Destaca-se a relevância de pesquisas em História da Educação que aborde a criança com deficiência intelectual, por meio de instituições educativas, a fim de compreender nos discursos a ideologia e a materialidade, inserida na realidade sócio-cultural e histórica.Downloads
Publicado
2017-03-08
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Como Citar
O curso de formação da fundação Pestalozzi do Brasil em 1953: discursos sobre a deficiência intelectual e a cultura escolar. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 390-408. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5965