Entre a disciplina e a resistência: um caso de formação de professores de matemática

Autores

  • Tássia Ferreira Tártaro IFSP

Palavras-chave:

Visibilidade. Subjetivação. Disciplina. Resistência. Educação Matemática.

Resumo

As relações de visibilidades, subjetivação, resistência e disciplina ganham novos contornos no contexto educacional, frente as tecnologias de poder que são incorporadas por nossos cursos de formação de professores de Matemática. Sendo assim, que professor um curso de Licenciatura em Matemática pode produz com seus processos de subjetivação? Mais que isso, de que forma as visibilidades se constituem uma armadilha extremamente potente para os alunos frente aos processos de subjetivação que adentram um curso de Licenciatura em Matemática?  Tal discussão será realizada, a partir do conto de Kafka - Um Relatório a Academia - e uma história de formação contada por uma professora de Matemática. A partir do conto e do episódio mostraremos que a visibilidade produz tecnologias de poder que podem ora gerar resistências a disciplinarização presentes nos mais diversos ambientes formativos. Desta forma, abriremos a possibilidade da discussão dos conceitos de visibilidade, subjetivação, disciplina, poder e resistência amparados por Foucault, Deleuze em ambientes de formação. Tal discussão abre um leque de possibilidades de olhar arte de formar-se professor de Matemática e os jogos de poder que ocorrem em seu interior evidenciando o impacto das regras pré-estabelecidas pelo sistema educacional no próprio jogo da educação.

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Publicado

2017-03-08

Como Citar

Entre a disciplina e a resistência: um caso de formação de professores de matemática. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 372-389. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5964