Formação de professores: contexto histórico e caminhos percorridos pelo curso de Ciências da Religião da UNIMONTES
Palavras-chave:
Ensino Religioso. Conhecimento. Formação de Professores.Resumo
O presente artigo representa parte da pesquisa que analisa a formação do professor de ensino religioso no curso de graduação em Ciências da Religião da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, para compreender as concepções que fundamentaram as propostas pedagógicas no período de 2001 a 2012. A análise se fundamenta nos Projetos Políticos Pedagógicos do curso de Ciências da Religião e atas de colegiados da instituição, que constituem e integram importante fonte de registro das práticas educacionais. O estudo revelou que o curso implantado em 2001 foi de caráter emergencial, com a finalidade de habilitar professores para trabalhar com o ensino religioso, não mais na modalidade do específico cristão, característica que permanece nos demais projetos da instituição. As propostas de 2001 e 2006 foram constituídas por disciplinas oriundas do currículo de Teologia e a partir de 2010 as matrizes curriculares passaram a buscar a valorização da diversidade de opções religiosas considerando a sua relatividade, oferecendo uma base metodológica para a abordagem da dimensão religiosa em seus diversos aspectos e manifestações. Estudos apontam que a formação de professores para esta área ainda é um desafio para as instituições formadoras, seja como reflexão ou proposta de mudança institucional.Downloads
Publicado
2017-03-08
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Como Citar
Formação de professores: contexto histórico e caminhos percorridos pelo curso de Ciências da Religião da UNIMONTES. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 334-349. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5961