Diversidade, Educação e Religião

Autores

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira IPEFER

Palavras-chave:

Educação. Gênero. Formação de Professores.

Resumo

Uma das causas imputadas as violências dirigidas a jovens e crianças tem conexão com a  manifestação da sexualidade na escola, especialmente quando difere do padrão que resulta no banimento dos “diferentes”. Muito desse isolacionismo tem sido mal justificado pelos valores e aspectos formativos familiares e de cunho religioso no Brasil, por isso a reflexão sobre sexualidade e religião urge em oportunizar mudanças. A reflexão sobre alguns textos sagrados que justificariam a subserviência feminina e o domínio do modelo patriarcal e a-homoerótico demonstram a clara necessidade do conhecimento, libertário, que concorre para mudanças de posicionamentos. A partir da revisão bibliográfica, inclusive de textos bíblicos, sob a luz da exegese e contextualização histórica é possível perceber algumas distorções durante a caminhada da humanidade. A re-elaboração visando formas de convívio respeitosas, dentro da escola e fora dela, passa pela melhor formação de professores, que aptos para facilitar o processo de aquisição do conhecimento ensejem um espaço de efetiva constituição de cidadãos que prezem pelo respeito e liberdade, conforme princípios exarados pela LDB de 1996. Da formação docente se espera uma mudança de paradigmas. Formação que urge em compreender: conhecimento científico, metolodogia de ensino, aplicação prática e pesquisa científica e a tão necessária reflexão como forma de subsidiar novos conhecimentos. Tendo em vista a complexidade do tema optou-se pela abordagem qualitativa utilizando-se, nesta fase, a pesquisa exploratória, por ser capaz de auxiliar o estabelecimento de um instrumento de pesquisa melhor adequado a realidade a ser pesquisada, além da análise documental que forma o estofo teórico tão necessário para o entendimento da temática. O combate a qualquer tipo de preconceito, discriminação e violência tem na dicotomia ensino-aprendizagem sua mola propulsora - enquanto houver seres ensináveis haverá espaço para o desvelamento ante ao diferente, pois promove o conhecimento de sí mesmo diante das características que tanto podem aproximar quanto afastar.

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Publicado

2017-03-08

Como Citar

Diversidade, Educação e Religião. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 282-298. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5959