Espaços sagrados: o patrimônio cultural como instrumento educativo

Autores

  • Taciane Terezinha Jaluska PUCPR

Palavras-chave:

Educação patrimonial. Espaço sagrado. Patrimônio Artístico Religioso. Religião.

Resumo

O Patrimônio Cultural compreende todos os bens de natureza material e imaterial que façam referência à identidade e à memória de uma sociedade em particular, é, na atualidade, importante instrumento pedagógico para o exercício da cidadania. Nesse sentido, os espaços sagrados, por sua marcante presença na paisagem local, podem tornar-se instrumento para práticas educativas. A presente pesquisa bibliográfica-qualitativa tem o objetivo de fazer uma reflexão a respeito da educação patrimonial em espaços sagrados, com ênfase nas potencialidades da arte sacra cristã como recurso educativo. Assim, primeiramente é feita uma breve análise sobre a criação do conceito de patrimônio cultural, histórico e características. Depois, faz uma análise sobre as principais características dos espaços sagrados. O terceiro momento traz reflexões sobre a importância da educação patrimonial nos espaços sagrados. Os resultados apontam que embora as discussões sobre o assunto ainda sejam recentes é possível perceber que o ser humano necessita da materialidade das coisas para poder sentir-se e expressar-se, de forma especial, em sua religiosidade. Nesse sentido, a promoção da educação patrimonial em espaços sagrados estimula a sensibilidade do indivíduo, possibilita o alargamento do conhecimento e contribui para seu o desenvolvimento cognitivo e afetivo.

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Publicado

2017-03-08

Como Citar

Espaços sagrados: o patrimônio cultural como instrumento educativo. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(2), 253-267. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5957