A pesquisa no exercício docente: concepções de professoras/es
Palavras-chave:
Pesquisa. Prática docente. Concepção de professores/as.Resumo
Com a redemocratização do país e a promulgação da Carta Constitucional de 1988, e, posteriormente, a aprovação e divulgação da Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, surgia à necessidade de um professor com formação sólida e capaz de atender às transformações operadas nos mais diversos seguimentos da sociedade. Desde então, diversas iniciativas formativas foram colocadas em prática, muitas sem sucesso. Dentre as muitas tendências, ampliou-se a perspectiva de formação que contemplasse o professor pesquisador, capaz de tornar-se agente de produção de conhecimentos. A pesquisa tornarse-ia instrumento para o professor enfrentar as dificuldades do cotidiano escolar e consequentemente melhorar sua prática. O presente texto resultado da pesquisa PESQUISA EM EDUCAÇÃO: concepções de professores tem por objetivo compreender o entendimento de professoras sobre o conceito de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa teóricobibliográfica e de campo de caráter qualitativo utilizandose como instrumento a entrevista semi-estruturada. O aporte teórico-metodológico apoia-se em Boni, Quaresma (2005); Demo (2001; 2011); André (2006) entre outros. Constata-se que: i) os professores atrelam o conceito de pesquisa a um procedimento metodológico e não como prática motora do ensino; ii) o professor pesquisador confunde-se com a perspectiva do professor reflexivo; iii) os professores ainda que possuam clareza do que é pesquisa, não conseguem efetivá-la na sua prática o que demonstra fragilidade no entendimento conceitual. Com isso conclui-se que, o professor se torna professor pesquisador a medida que constrói e fundamenta seu entendimento conceitual e teórico sobre pesquisa.Downloads
Publicado
2017-02-03
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Como Citar
A pesquisa no exercício docente: concepções de professoras/es. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 6(1), 178-197. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5785