LIVROS DE AUTOAJUDA: MARKETING E RELIGIÃO
Palavras-chave:
Livro, Mercado, Capital comunicacional, Religião.Resumo
O objetivo do presente artigo é refletir sobre o fenômeno do consumismo dos livros de autoajuda, cuja ideologia contribui para a alienação e a coisificação da consciência. As ilusões sobre as possibilidades de enriquecimento a partir da primazia das ideias e não das condições objetivas de existência na sociedade capitalista são problematizadas. O significativo crescimento deste mercado no mundo contemporâneo justifica a importância dessa análise no campo das ciências humanas, o que em nossa compreensão decorre de múltiplos fatores. Destacamos o uso intenso da publicidade que aliada aos recursos financeiros e tecnológicos, organizados pelo capital comunicacional e concentrados nas mãos de pequenos grupos controlam o mercado editorial. Tais grupos não se preocupam com a coerência ou com a qualidade de suas publicações, buscam prioritariamente assegurar altas taxas de lucro e por isso dão preferência a obras literárias que visam à manipulação, no sentido de entorpecer o indivíduo e torná-lo ainda mais alienado.
Palavras-chave: Livro; Mercado; Capital comunicacional; Religião.