LIVROS DE AUTOAJUDA: MARKETING E RELIGIÃO

Autores

  • Veralúcia Pinheiro Universidade Estadual de Goiás.
  • Ítalo Alessandro Lemes Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Livro, Mercado, Capital comunicacional, Religião.

Resumo

O objetivo do presente artigo é refletir sobre o fenômeno do consumismo dos livros de autoajuda, cuja ideologia contribui para a alienação e a coisificação da consciência. As ilusões sobre as possibilidades de enriquecimento a partir da primazia das ideias e não das condições objetivas de existência na sociedade capitalista são problematizadas. O significativo crescimento deste mercado no mundo contemporâneo justifica a importância dessa análise no campo das ciências humanas, o que em nossa compreensão decorre de múltiplos fatores. Destacamos o uso intenso da publicidade que aliada aos recursos financeiros e tecnológicos, organizados pelo capital comunicacional e concentrados nas mãos de pequenos grupos controlam o mercado editorial. Tais grupos não se preocupam com a coerência ou com a qualidade de suas publicações, buscam prioritariamente assegurar altas taxas de lucro e por isso dão preferência a obras literárias que visam à manipulação, no sentido de entorpecer o indivíduo e torná-lo ainda mais alienado.

Palavras-chave: Livro; Mercado; Capital comunicacional; Religião.

Biografia do Autor

  • Veralúcia Pinheiro, Universidade Estadual de Goiás.
    Doutora em Educação e professora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás e bolsista do Programa de Concessão de Bolsa de Incentivo ao Pesquisador (PROBIP) da Universidade Estadual de Goiás.
  • Ítalo Alessandro Lemes Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LIVROS DE AUTOAJUDA: MARKETING E RELIGIÃO. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 5(2), 80-94. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5730