OS GASTOS DA EDUCAÇÃO E O CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS

Autores

  • Renato Ribeiro Leite Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Tribunal de Contas dos Municípios, Financiamento da Educação, Fundeb.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever e analisar os julgamentos das contas de gestão do Fundeb e dos fundos municipais de educação dos dez maiores e dez menores municípios goianos realizados pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM). A análise se fundamenta a partir dos acórdãos emitidos pelo TCM e de todos os recursos interpostos pelos gestores dos fundos contra as decisões proferidas pelo Tribunal.Após análise dos acórdãos foi possível  constatar desvios dos recursos da educação para as outras finalidades que não a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). Além dos desvios de recursos para outras finalidades, há indícios claros de casos de desvio de recursos financeiros para enriquecimento ilícito de gestores públicos.

PALAVRAS-CHAVE: Tribunal de Contas dos Municípios; Financiamento da Educação; Fundeb.

Biografia do Autor

  • Renato Ribeiro Leite, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Doutor em Políticas Públicas – Professor de Políticas Educacionais pela UFRRJ e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Downloads

Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OS GASTOS DA EDUCAÇÃO E O CONTROLE EXTERNO EXERCIDO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 5(2), 7-24. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5727