AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTISTA

Autores

  • Roseli Martins Tristão Maciel Universidade Estadual de Goiás, Departamento de História, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Saúde, Desenvolvimentismo.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a analisar a questão da saúde no contexto das discussões, surgidas a partir da Segunda Guerra Mundial, cujo foco era a inserção do Brasil na política e economia mundiais, quando a questão do subdesenvolvimento foi colocada de forma incisiva e levou à procura de novos elementos explicativos por parte dos estudiosos. Assim, surgiu à concepção do “capital humano”, para a qual, a saúde da população de um país, estaria diretamente relacionada à promoção de seu desenvolvimento. O objetivo é demonstrar o quanto essa concepção, muito embora ultrapassada, sob o ponto de vista acadêmico, ainda se faz presente nas propostas das políticas públicas de saúde, na atualidade.

Biografia do Autor

  • Roseli Martins Tristão Maciel, Universidade Estadual de Goiás, Departamento de História, Câmpus CSEH, Anápolis, GO, Brasil (UEG/GO)
    Mestre em História, Professora do curso de História da Unidade de Ciências Sócio-Econômicas de Anápolis; Doutoranda em Políticas Públicas pela UFRJ

Downloads

Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DESENVOLVIMENTISTA. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 5(1), 107-126. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5724