A CONSTRUÇÃO DO ETHOS FEMININO EM LUZIA HOMEM

Autores

  • Vânia Borges Arantes

Palavras-chave:

Arte, Cultura, Discurso, Ethos, Mulher.

Resumo

O presente artigo representa parte da pesquisa que avalia os ethe femininos sob o olhar de si e do outro, desenvolvido na dissertação “O ethos discursivo de personagens femininas: dois romances e duas letras de música”. A abordagem desenvolvida é a de linha francesa embasada pelo teórico da Análise do Discurso Dominique Maingueneau. Além disso, fizemos um diálogo com outros teóricos que seguem Maingueneau no Brasil. Utilizamos a obra História da Mulher no Brasil como aporte teórico das vivências sociais da mulher brasileira. A partir da visão de poder simbólico de Bourdieu, avaliamos a dominação masculina, representada, nesta análise, pelo soldado algoz da personagem principal, protagonista do romance Luzia Homem. Buscamos também compreender a situação da mulher e o sentido de seu ethos, interpretado a partir da personagem feminina principal. A enunciadora feminina analisada vivencia conflitos e contradições na luta por ser e se fazer sujeito (enquanto construção) na sociedade.

Palavras-chave: Arte; Cultura; Discurso; Ethos; Mulher.

Biografia do Autor

  • Vânia Borges Arantes
    Mestre em Letras, Literatura e Crítica Literária, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Goiás e revisora textual.

Downloads

Publicado

2017-01-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CONSTRUÇÃO DO ETHOS FEMININO EM LUZIA HOMEM. (2017). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 5(1), 38-60. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/5194