A BUROCRATIZAÇÃO DO SINDICALISMO RURAL NO BRASIL

Autores

  • José Santana da Silva Universidade Estadual de Goias (UEG), campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (GO).

Palavras-chave:

sindicatos, trabalhadores rurais, relações burocráticas, burocracia.

Resumo

 A transformação dos sindicatos em organizações burocráticas é o tema deste artigo. Mais precisamente, da organização sindical dos trabalhadores na agricultura no Brasil. A burocratização é entendida aqui como uma relação baseada na separação e no antagonismo entre dirigentes e dirigidos e a burocracia como classe social, da qual fazem parte os dirigentes sindicais.

Palavras-chave: sindicatos; trabalhadores rurais; relações burocráticas; burocracia.

The transformation of the unions in bureaucratic organizations is the subject of this article. More precisely, the trade union of workers in agriculture in Brazil. The bureaucratization is understood here as a relationship based on separation and antagonism between rulers and ruledand the bureaucracy as a social class, which is composed of the union leaders.

Keywords: unions; rural workers; bureaucratic relations; bureaucracy.


 

Biografia do Autor

  • José Santana da Silva, Universidade Estadual de Goias (UEG), campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (GO).

    Doutor em História e professor na Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis (GO).

Downloads

Publicado

2015-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A BUROCRATIZAÇÃO DO SINDICALISMO RURAL NO BRASIL. (2015). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 4(2), 79-99. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/3768