Neoliberalismo, Renovação Carismática Católica e Juventude

Autores

  • André de Melo Santos UFG

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Renovação Carismática Católica. Juventude.

Resumo

Os noticiários falam prioritariamente do problema da crise econômica de 2008 que ainda hoje repercute no mundo inteiro. Contudo alguns autores tal como Eaton (1965), enfatizam que o capitalismo alterna momentos de crescimento e crise. Segundo esse autor a própria necessidade do sistema de manter a reprodução ampliada do capital gera essas crises. Falamos de crise econômica, mas que isso tem a ver com os temas do nosso artigo? Partindo da ideia que uma realidade deve ser analisada na sua totalidade e a partir dela buscar os casos particulares, desta forma, nosso texto busca as relações que influenciam o crescimento do fenômeno religioso. Assim assistimos nos anos 90, segundo Mariano, um espetacular crescimento das Igrejas Evangélicas com o discurso da teologia da prosperidade que abalaram o monopólio religioso exercido pela Igreja Católica. Surgido anteriormente, mas que no mesmo período começa a se destacar dentro do catolicismo, a Renovação Carismática com elementos semelhantes aos das Igrejas Evangélicas começa a se destacar dentro do catolicismo e faz com que a tendência de queda do número de fieis diminua. Em um artigo anterior (Santos 2011) dedicamos atenção ao surgimento e crescimento da Renovação Carismática, por isso há o risco de repetirmos algumas ideias contidas no artigo anterior.

Porém, o foco desse artigo, embora resgate algumas ideias já debatidas, é analisar que as Igrejas tanto Católicas como Neopentecostais dão à questão da juventude. Chega a ser intrigante como que existem grupos de oração, retiros espirituais, festas, enfim, toda uma programação voltada para os jovens, como se eles fossem o grupo mais importante dessas Igrejas ou, o que elas dedicam maior atenção. Isso nos conduziu a um debate sociológico sobre a juventude e seu papel na sociedade no sentido se preparar para assumir o papel de adulto, segundo os valores dominantes, ou não aceitá-los e questionar as instituições e o papel do jovem na sociedade.

Biografia do Autor

  • André de Melo Santos, UFG

    Mestrando em Sociologia - UFG

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Neoliberalismo, Renovação Carismática Católica e Juventude. (2012). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 2(1), 166-175. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/367