Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar

Autores

  • Léia Gonçalves Gonçalves de Freitas Universidade Estadual de Goias

Palavras-chave:

Palavras-chave, Pedagogia Hospitalar, Humanização, Prática Pedagógica.

Resumo

 

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa ação com abordagem qualitativa que teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas na brinquedoteca do Hospital Regional da Transamazônica (HRT). A pesquisa por sua vez, ressaltou todos os aspectos levantados como inerentes ao processo de humanização e a afetividade como fios condutores para uma prática integradora que antes de oferecer o direito à educação tem como premissa maior o respeito ao ser humano. Tal prerrogativa se deu devido à inserção cada vez maior da atuação do pedagogo em espaços não-formais de educação, em específico, o hospitalar.  Desta forma, procurou-se enfatizar a importância e as contribuições deste atendimento para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social considerando, no entanto as dificuldades de acesso ao lazer e de aprendizagem encontradas neste ambiente em meio às limitações físicas e sociais em decorrência do hospitalismo. Como resultados obtidos esta pesquisa aponta que a Pedagogia Hospitalar trata-se de uma educação humanizadora que considera as manifestações físicas, emocionais e psíquicas das crianças e que há diversas formas de se pensar e fazer educação em hospitais, em especial no lócus da brinquedoteca. Por isso a necessidade de construir e sistematizar uma prática educativa viabilizadora da reintegração de crianças afastadas do convívio educacional, levando em consideração o ritmo diferenciado de desenvolvimento de cada uma.

 

Biografia do Autor

  • Léia Gonçalves Gonçalves de Freitas, Universidade Estadual de Goias
    Licenciada Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2001) e Especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos (UFPA) Mestranda na Universidade Estadual de Goiás: Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagens e Tecnologias. Professora da Universidade Federal do Pará(UFPA),disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, lotada na Faculdade de Educação, coordena pesquisa no Hospital Regional da Transamazônica com a temática "Pedagogia Hospitalar'. Já atuou como Professora de Educação Geral da Prefeitura Municipal de Altamira, Técnica em Educação - Secretaria de Estado de Educação do Pará(SEDUC) e Coordenadora das Disciplinas "Prática Pedagógica" e "Estágio Supervisonado" do Instituto Missionário de Educação Superior(IMES) Faculdade Pan Americana. Tem experiência na área de Educação Escolar e Não Escolar, com ênfase em Educação Infantil e Pedagogia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado, Educação e Tecnologia, Pedagogia em Ambientes Não-Escolares, Gestão Educacional e Gestão de Pessoas (RH).

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Brinquedoteca e o professor brinquedista na educação em ambiente não escolar. (2012). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 2(1), 73-101. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/307