Assimilação e transformação cultural no falso documentário Zelig (1983), de Woody Allen
Palavras-chave:
Woody Allen, ironia, identidade judaica, período entreguerras, falso documentário.Resumo
Pensar Woody Allen como “cineasta historiador” será o fio condutor desta pesquisa e tema central desse artigo. Para isso faremos uma apresentação das principais características de sua linguagem cinematográfica. Faz-se, a saber, o uso da linguagem irônica e da sátira para dialogar com o público. Será destacada a relação entre História e Cinema, a partir do conceito de Cineasta-Historiador, conforme estabelecido pelo teórico Robert A. Rosenstone, enfatizando sua aplicação à obra de Woody Allen. Como estudo de caso, analisaremos Zelig (1983), um falso documentário que reflete sobre a História do judeu na América.
Como Citar
Assimilação e transformação cultural no falso documentário Zelig (1983), de Woody Allen. (2014). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 4(1), 193-212. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/2762