A visão de educação ambiental no Colégio Estadual Princesa Izabel de Taquaral de Goiás

Autores

  • Nabio Vanutt da Silva Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Educação Ambiental.Docente. Discente. Prática Pedagógica. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender a percepção dos discentes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental sobre a temática Educação Ambiental e prática pedagógica dos docentes dos respectivos anos. A escola é local ideal de formação de cidadãos críticos atuantes em sociedade capazes de promover ações concretas. Nesta pesquisa busca verificar se a Educação Ambiental desenvolvida na escola está em consonância com o Tema Transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A pesquisa campo foi realizada na Escola Estadual Princesa Izabel. A metodologia utilizada pautou na coleta de dados com aplicação de questionários aos discentes e docentes do 6º e 9º ano e depois foi realizado o tratamento dos dados coletados. A análise dos dados indicou que a prática pedagógica dos docentes é diferenciada com aulas dinâmicas, no entanto, não levando em conta o espaço vivido do discente o que torna abstrato a aprendizagem e também os discentes estão conscientizados dos problemas, mas não têm feito ações para mudar a realidade.

Biografia do Autor

  • Nabio Vanutt da Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Possui graduação em Licenciatura em Geografia, Licenciatura em andamento em História pela Universidade Estadual de Goiás, especialização em andamento em ensino de Geografia e História pela Universidade Cidade de São Paulo, UNICID. Unidade Universitária de Goiás

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Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A visão de educação ambiental no Colégio Estadual Princesa Izabel de Taquaral de Goiás. (2014). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 3(2), 152-163. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/2269