O lixão no cinema brasileiro: o lugar da invisibilidade

Autores

  • Fahya Kury Cassins UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.

Palavras-chave:

Documentários – Lixão – História do Cinema

Resumo

A busca pelo povo brasileiro é uma das temáticas presente na história do cinema brasileiro. Nas décadas de 1990 a 2010 o lixão foi o lugar onde alguns documentaristas encontraram brasileiros invisíveis na sociedade e no cinema. Tendo como base os documentários Boca de Lixo (Eduardo Coutinho, 1992), Estamira (Marcos Prado, 2005) e Lixo Extraordinário (João Jardim, Karen Harley e Lucy Walker, 2010), procura-se encontrar a intersecção entre cinema e história para formular uma “estética do lixo” que encontra nos personagens do lixão pessoas que usam do seu discurso para reafirmar sua posição social. Para este espaço e estas pessoas receberem legitimização diante da sociedade é preciso que sejam vistos, ouvidos e pensados. Assim como foi com o sertão e com a favela no imaginário social e nas imagens do cinema.

Biografia do Autor

  • Fahya Kury Cassins, UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
    Mestranda do programa do de pós-graduação em História pela UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina. Bolsista Capes.

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Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O lixão no cinema brasileiro: o lugar da invisibilidade. (2014). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 3(2), 95-108. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/2263