Formação de Professores da Educação Básica na LDB/96 e no PNE 2001 – 2010: a importância do incentivo à pesquisa

Autores

  • Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Márcia Cristina Silva Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Educação Básica. Formação de Professores. Pesquisa.

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar as políticas de formação de professores da educação básica nos Governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso - FHC (1994-2002) e Luís Inácio Lula da Silva - Lula (2003-2010), mais especificamente a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB/96 e o Plano Nacional de Educação - PNE 2001 - 2010, e a necessidade de investimento em uma política de incentivo à pesquisa nesse nível de ensino. Desta maneira percebemos que as políticas educacionais para a formação de professores estão sendo implementadas lentamente no país e que ainda existem poucas instituições se esforçando para que as políticas educacionais possam efetivamente formar profissionais da educação para atuar de forma crítica na sociedade desigual em que estamos inseridos na atualidade. No que tange à pesquisa, poucos esforços efetivos têm se mostrado, porém já existem algumas sinalizações para que a mesma possa ocorrer na educação básica.

Biografia do Autor

  • Eduardo Henrique Barbosa de Vasconcelos, Universidade Estadual de Goiás - UEG
    Graduado em História pela Universidade Federal Universidade Ceará - UFCMestre pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJProfessor Efetivo do Curso de História da Universidade Estadual de Góias (UEG) - Unidade Universitaria de Quirinópolis
  • Márcia Cristina Silva, Universidade Estadual de Goiás (UEG)
    Professora do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação de Professores da Educação Básica na LDB/96 e no PNE 2001 – 2010: a importância do incentivo à pesquisa. (2014). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 3(2), 78-94. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/2262