O negro da arte cubana da primeira metade do século XX: a invenção Le noir de l'art cubain de la première moitié du XXème siècle: l'invention

Autores

  • Aline Miklos École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris - França.

Palavras-chave:

Cuba, negro, arte

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre a invenção do negro da arte cubana na primeira metade do século XX. Ou seja, pretendemos aqui refletir sobre como a cultura afrocubana foi representada nas artes deste país e como esta representação estava diretamente relacionada às discussões sobre identidade nacional que estavam em voga na época. O “negro da arte” seria o resultado de todo jogo de aceitação e recusa de elementos da cultura afrocubana que esteve presente nestas discussões e na construção simbólica do que seria o “verdadeiro cubano”. Aqui, realizaremos uma reflexão sobre os principais textos e obras artísticas que deram origem a esta discussão e que até os dias de hoje influenciam intelectuais e artistas em Cuba.

Biografia do Autor

  • Aline Miklos, École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris - França.
    Mestre em História e doutoranda em História da Arte pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris - França.

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Publicado

2014-01-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O negro da arte cubana da primeira metade do século XX: a invenção Le noir de l’art cubain de la première moitié du XXème siècle: l’invention. (2014). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 3(2), 58-77. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/2261