OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN:

indispensáveis às reflexões sobre a alfabetização de crianças na contemporaneidade

Autores

Resumo

O presente artigo algumas apresenta reflexões acerca da alfabetização, tendo como horizonte os sete saberes necessários à educação do futuro, preconizados por Edgar Morin (2000). O objetivo é contribuir com o debate a respeito dos significados da alfabetização no bojo da educação contemporânea pensada na BNCC. Trata-se de um estudo bibliográfico, fundamentado nos pensamentos de Morin (2000), Soares (1985) e Petraglia (2024). As reflexões permitem considerar a importância de uma lógica que na comunidade educacional ajude outra forma de pensar as práticas educativas pertinentes, conectadas à vida, vinculadas ao contexto, lugar em que a construção do conhecimento faz sentido; portanto, responsiva à realidade de cada um e, a partir da realidade, leva o ser aprendente a ler o mundo, a navegar pela vida conhecendo a prosa e a poesia.

Palavras-chave: Sete saberes. Alfabetização. BNCC.

Biografia do Autor

  • Sandra Alves Farias, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística

    e Literatura (PPGLLIT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFTN).

    Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba.

  • Maria José de Pinho, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Algarve, Portugal.

    Mestra em Educação. Graduada em História e em Pedagogia.
    Professora Titular da Universidade Federal do Tocantins - UFT, Campus de Palmas. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), categoria 2.
    Professora no PPGL, da UFT. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFT. Coordenadora da RIEC/TO

  • Dijan Leal de Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

    Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora Adjunta IV do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
    Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
    Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN:: indispensáveis às reflexões sobre a alfabetização de crianças na contemporaneidade. (2025). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 15(Fluxo Contínuo), 001-018. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/16439