OS SETE SABERES DE EDGAR MORIN:
indispensáveis às reflexões sobre a alfabetização de crianças na contemporaneidade
Resumo
O presente artigo algumas apresenta reflexões acerca da alfabetização, tendo como horizonte os sete saberes necessários à educação do futuro, preconizados por Edgar Morin (2000). O objetivo é contribuir com o debate a respeito dos significados da alfabetização no bojo da educação contemporânea pensada na BNCC. Trata-se de um estudo bibliográfico, fundamentado nos pensamentos de Morin (2000), Soares (1985) e Petraglia (2024). As reflexões permitem considerar a importância de uma lógica que na comunidade educacional ajude outra forma de pensar as práticas educativas pertinentes, conectadas à vida, vinculadas ao contexto, lugar em que a construção do conhecimento faz sentido; portanto, responsiva à realidade de cada um e, a partir da realidade, leva o ser aprendente a ler o mundo, a navegar pela vida conhecendo a prosa e a poesia.
Palavras-chave: Sete saberes. Alfabetização. BNCC.