Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-10-17. Leia a versão mais recente.

EDUCAÇÃO ESTÉTICA:

pensar o sentido da imagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/3t1w6k62

Resumo

Este trabalho tem como objetivo pensar o ver e o sentido da imagem a partir da educação estética. Destaca-se que a imagem é um dos recursos linguísticos mais eficientes e complexos, pois pode desencadear interpretações complexas e acessar dimensões emocionais profundas de forma imediata. Em uma era de comunicação digital massiva, a imagem tornou-se crucial, superando muitas vezes a leitura e interpretação de texto. No entanto, destaca-se que o excesso de imagens não conduz necessariamente a uma apreciação profunda ou compreensão do seu verdadeiro significado, muitas vezes limitando-se à sua superfície e desconectando-se de sua multiplicidade criativa. Nesse sentido, a educação estética exerce papel preponderante, uma vez que abre a possibilidade de despertar para o sentido criacional ao qual estão imbuídas as imagens, quando vistas acompanhadas de um pensar.

Palavras-chaves: Educação. Estética. Ver. Imagem.    

Biografia do Autor

  • Rita Márcia Magalhães Furtado, Universidade Federal de Goiás

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Goiás (1987), mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2000), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), com estágio pós-doutoral em Sociologia da Arte (Mediação Cultural) na Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle (2014) e em Educação na Universidade de Lisboa (2022). Professora na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, atua nas licenciaturas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, sendo vinculada à linha de pesquisa Cultura e Processos Educacionais.

  • Isael Rodrigues Pimentel, Universidade Federal de Goiás

    Graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (2014), mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG.

Downloads

Publicado

2024-10-17

Versões

Como Citar

EDUCAÇÃO ESTÉTICA:: pensar o sentido da imagem. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 192-204. https://doi.org/10.31668/3t1w6k62