EDUCAÇÃO ESTÉTICA:
pensar o sentido da imagem
DOI:
https://doi.org/10.31668/3t1w6k62Resumo
Este trabalho tem como objetivo pensar o ver e o sentido da imagem a partir da educação estética. Destaca-se que a imagem é um dos recursos linguísticos mais eficientes e complexos, pois pode desencadear interpretações complexas e acessar dimensões emocionais profundas de forma imediata. Em uma era de comunicação digital massiva, a imagem tornou-se crucial, superando muitas vezes a leitura e interpretação de texto. No entanto, destaca-se que o excesso de imagens não conduz necessariamente a uma apreciação profunda ou compreensão do seu verdadeiro significado, muitas vezes limitando-se à sua superfície e desconectando-se de sua multiplicidade criativa. Nesse sentido, a educação estética exerce papel preponderante, uma vez que abre a possibilidade de despertar para o sentido criacional ao qual estão imbuídas as imagens, quando vistas acompanhadas de um pensar.
Palavras-chaves: Educação. Estética. Ver. Imagem.