A NOÇÃO DA QUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/evpvzc94

Resumo

Este artigo tem como finalidade principal versar sobre como é mensurado e compreendido o aspecto da qualidade no contexto da educação especial, por meio de uma revisão bibliográfica dos autores selecionados. O estudo foi organizado e dividido em duas seções principais, na primeira, por meio de autores como Brooke (2012), Gajardo (2012), Gusmão (2013) e Libâneo (2018), busca-se apreender como a qualidade é entendida e inserida no contexto educacional. Em seguida, na segunda seção, as discussões sobre a qualidade da educação serão aprofundadas com um afunilamento do enfoque, ao serem mencionadas sob o viés da educação especial. Por ser um tema relativamente novo e sem muitos estudos promovidos na área, esse tópico da qualidade da educação especial tem como principal referencial os autores Maisto et al. (2021). Como conclusão, é indicado e incentivado a promoção de estudos e pesquisas sobre essa temática.

Biografia do Autor

  • Andressa Ferreira Coutinho, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG) e é mestranda em Educação da 36ª turma de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG). Atualmente, trabalha como profissional de apoio na Rede Estadual de Goiás.

  • Marilza Vanessa Rosa Suanno, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Professora da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB) coordenado pela Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT) coordenado pela Dra. Maria José de Pinho e pelo Dr. João Henrique Suanno. Membro da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência - RIES (Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - RIEC (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação (UFG) coordenado pela Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra e Dra. Dalva Eterna Gonçalves Rosa.

Downloads

Publicado

2024-09-25

Como Citar

A NOÇÃO DA QUALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 179-191. https://doi.org/10.31668/evpvzc94