FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL:

desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/vnn5hz33

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a formação e profissionalização de professores e professoras no Brasil na atualidade. A base teórica para o presente artigo envolve a análise da produção de autores que   pesquisam o tema e a metodologia empregada para o desenvolvimento do artigo é a revisão bibliográfica. O artigo está dividido em três partes. Na primeira parte contextualizamos uma breve revisão histórica da formação de professores e professoras no Brasil. Na segunda parte realizamos uma análise dos fatores que influenciaram a formação de professores e professoras, com destaque para as reformas educacionais e a influência dos organismos multilaterais, sobretudo o Banco Mundial, na educação. Na terceira parte apresentamos uma reflexão sobre o crescimento do número de matrículas na Educação a Distância (EaD) no Ensino Superior, particularmente nas licenciaturas, e o impacto da EaD na formação de professores e professoras.

Biografia do Autor

  • Deborah Maria Garzezi Cassetari Sugizaki, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás, vinculada à linha de pesquisa Formação Profissionalização Docente e Trabalho Educativo (PPGE/FE/UFG). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp (2000). Membro do DIDAKTIKÉ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas

  • Marilza Suanno, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Professora da Universidade Federal de Goiás - UFG. Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1994). Membro do Grupo de Pesquisa ECOTRANSD - Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade (UCB) coordenado pela Dra. Maria Cândida Moraes. Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras (UFT) coordenado pela Dra. Maria José de Pinho e pelo Dr. João Henrique Suanno. Membro da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes: uma comunidade de conhecimento para uma nova consciência - RIES (Coord. UCB/Brasil e UB/Espanha) e da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI - RIEC (Coord. UB/Espanha e Unibave/Brasil). Membro do Núcleo de Formação de Professores da Faculdade de Educação (UFG) coordenado pela Dra. Valdeniza Maria Lopes da Barra e Dra. Dalva Eterna Gonçalves Rosa.

  • Sandra Valéria Limonta, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Marília), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizou estágio pós-doutoral em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GO). Professora associada da Universidade Federal de Goiás (UFG) na Faculdade de Educação, curso de Pedagogia, na área de Didática e Estágio Supervisionado. É pesquisadora do Centro Memória Viva da FE/UFG, grupo estudos e pesquisas sobre história, política e trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos. Temas de pesquisa: formação docente no curso de Pedagogia e trabalho pedagógico na Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2024-09-24

Como Citar

FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL:: desafios e perspectivas. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 168-178. https://doi.org/10.31668/vnn5hz33