ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO:

uma análise gramsciana das políticas educacionais no Brasil

Autores

  • Pedro Clei Sanches Macedo IFAP , Instituto Federal do Amapá
  • Guilherme Goretti Rodrigues Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Minas Gerais
  • Ramofly Bicalho dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFFR

Resumo

Este artigo tem como objetivo traçar uma análise da relação entre Estado, Sociedade e Educação, utilizando a Teoria de Gramsci como importante ferramenta teórico-metodológica para a compreensão do processo de construção das políticas de educação no contexto histórico e político no Brasil. Esta abordagem teórica é fundamental para entender a correlação de forças dos projetos hegemônicos de educação no seio da sociedade civil, operada através de seus intelectuais orgânicos. Em seguida, apresentamos uma breve contextualização das políticas educacionais implementadas no Brasil na década de 1990, enquanto conjunto de reformas gerenciais coordenados pela classe burguesa como forma de manter a sua dominação sobre a classe trabalhadora. Por fim, ensaio uma reflexão sobre do papel da escola na contemporaneidade e a importância da luta de classes contra a pedagogia da hegemonia neoliberal.

Biografia do Autor

  • Pedro Clei Sanches Macedo, IFAP, Instituto Federal do Amapá

    Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2022). Mestre em Educação Agrícola pela UFRRJ (2014). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (2001). Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Amapá

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4873-7242

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/8977011963577378

    . Email: pedroclei@hotmail.com

  • Guilherme Goretti Rodrigues, Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Minas Gerais

    Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2022). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2017). Graduado em Geografia pela UFJF (2014).

     Servidor público da Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Minas Gerais – MG.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7607-969X 

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/4087213751983387 

    Email: guilhermegoretti.geografia@gmail.com

  • Ramofly Bicalho dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFFR

    Doutor em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP (2007) .Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003). Graduado em Geografia pela UFJF (2014). Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (1999). Professor Associado do Departamento de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no Programa de Pós-graduação em Educação, contextos contemporâneos e demandas Populares da UFRRJ.

    Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8977-3581

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3815218617988955

    E-mail: ramofly@gmail.com

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

ESTADO, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO:: uma análise gramsciana das políticas educacionais no Brasil. (2025). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 15(Fluxo Contínuo), 171-189. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/15773