LETRAMENTO AUTÔNOMO E IDEOLÓGICO:

uma análise a partir das lógicas binária e ternária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/cg0emv75

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os tipos de letramento, de acordo com a tipologia apresentada por Brian Street, autônomo e ideológico, a partir das epistemologias da lógica binária e lógica ternária. Para Bassarab Nicolescu a lógica binária, fruto do pensamento científico moderno, implica em um pensamento unidimensional e excludente, o que converge para uma homogeneização do conhecimento. De modo distinto, a lógica ternária originada a partir de um novo paradigma, o paradigma emergente, busca resgatar a diversidade de percepções, convergindo para a valorização da heterogeneidade de pensamento, possibilitando a construção de um conhecimento multidimensional e includente. Diferentes princípios epistemológicos implicam em diferentes abordagens e, consequentemente, em diferentes de procedimentos metodológicos, de modo particular, abordado nesse artigo em relação ao ensino da leitura e da escrita sob a ótica da concepção de letramento. A partir dessa análise consideramos a compreensão dos princípios que fundamentam as lógicas binárias e ternária fundamentais para que os educadores, imbuídos do ensino das habilidades de leitura e escrita, possam desenvolver práticas metodológicas fundamentadas e coerentes com seus objetivos de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Dijan Leal de Sousa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Estagiária de Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação

    em Educação PPGE – UFT/Palmas. Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura

    pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL),

    da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora Adjunta IV do

    curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

    Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

  • Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

    Doutora em Educação. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade

    de Algarve, Portugal. Mestra em Educação.

    Graduada em História e em Pedagogia.

    Professora Titular da Universidade Federal do Tocantins - UFT,

    Campus de Palmas. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de

    Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), categoria 2.

    Professora no PPGL, da UFT. Professora no Programa de

    Pós-Graduação em Educação, da UFT. Coordenadora da RIEC/TO.

  • Eloiza Marinho dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

    Doutora em Letras: Ensino de Língua e Literatura pelo Programa

    de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Federal do

    Norte do Tocantins (UFNT). Mestrado em Educação e Graduação

    em Pedagogia pela UFMA. Professora Adjunta IV do curso de

    Pedagogia na UFMA. Membro da Rede Internacional de

    Escolas Criativas (RIEC Tocantins).

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

LETRAMENTO AUTÔNOMO E IDEOLÓGICO:: uma análise a partir das lógicas binária e ternária. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 110-124. https://doi.org/10.31668/cg0emv75