LETRAMENTO AUTÔNOMO E IDEOLÓGICO:
uma análise a partir das lógicas binária e ternária
DOI:
https://doi.org/10.31668/cg0emv75Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os tipos de letramento, de acordo com a tipologia apresentada por Brian Street, autônomo e ideológico, a partir das epistemologias da lógica binária e lógica ternária. Para Bassarab Nicolescu a lógica binária, fruto do pensamento científico moderno, implica em um pensamento unidimensional e excludente, o que converge para uma homogeneização do conhecimento. De modo distinto, a lógica ternária originada a partir de um novo paradigma, o paradigma emergente, busca resgatar a diversidade de percepções, convergindo para a valorização da heterogeneidade de pensamento, possibilitando a construção de um conhecimento multidimensional e includente. Diferentes princípios epistemológicos implicam em diferentes abordagens e, consequentemente, em diferentes de procedimentos metodológicos, de modo particular, abordado nesse artigo em relação ao ensino da leitura e da escrita sob a ótica da concepção de letramento. A partir dessa análise consideramos a compreensão dos princípios que fundamentam as lógicas binárias e ternária fundamentais para que os educadores, imbuídos do ensino das habilidades de leitura e escrita, possam desenvolver práticas metodológicas fundamentadas e coerentes com seus objetivos de aprendizagem.