PANDEMIA, DESIGUALDADES E EDUCAÇÃO BRASILEIRA:
a invisibilidade dos estudantes de regiões rurais
DOI:
https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxo%20Cont.15322Resumo
O presente artigo apresenta resultado de pesquisa realizada no interior do estado do Tocantins e que se guiou pelo problema investigativo: Como foi o acesso à escolarização para estudantes do Ensino Fundamental da zona rural de um município do interior do Tocantins no contexto da pandemia? A escola, lócus da pesquisa, é urbana, entretanto os estudantes eram residentes na zona rural e usuários do transporte escolar. A pesquisa teve por objetivo compreender o acesso de estudantes da zona rural ao ensino fundamental remoto em tempos de pandemia na realidade de uma escola urbana do estado do Tocantins e, assim, compreender a visão dos sujeitos e analisar as situações de vulnerabilidade no tocante a questão escolar em contexto pandêmico. Nesta pesquisa qualitativa, metodologicamente foram utilizados diário de campo, entrevistas e revisão de literatura. A pesquisa identifica a invisibilidade dos estudantes de regiões rurais e a ausência de políticas públicas efetivas no ápice da pandemia, bem como pouca orientação e apoio aos docentes e discentes no tocante as questões educacionais.