PANDEMIA, DESIGUALDADES E EDUCAÇÃO BRASILEIRA:

a invisibilidade dos estudantes de regiões rurais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxo%20Cont.15322

Resumo

O presente artigo apresenta resultado de pesquisa realizada no interior do estado do Tocantins e que se guiou pelo problema investigativo: Como foi o acesso à escolarização para estudantes do Ensino Fundamental da zona rural de um município do interior do Tocantins no contexto da pandemia? A escola, lócus da pesquisa, é urbana, entretanto os estudantes eram residentes na zona rural e usuários do transporte escolar. A pesquisa teve por objetivo compreender o acesso de estudantes da zona rural ao ensino fundamental remoto em tempos de pandemia na realidade de uma escola urbana do estado do Tocantins e, assim, compreender a visão dos sujeitos e analisar as situações de vulnerabilidade no tocante a questão escolar em contexto pandêmico. Nesta pesquisa qualitativa, metodologicamente foram utilizados diário de campo, entrevistas e revisão de literatura. A pesquisa identifica a invisibilidade dos estudantes de regiões rurais e a ausência de políticas públicas efetivas no ápice da pandemia, bem como pouca orientação e apoio aos docentes e discentes no tocante as questões educacionais.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

PANDEMIA, DESIGUALDADES E EDUCAÇÃO BRASILEIRA:: a invisibilidade dos estudantes de regiões rurais. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 124-144. https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxo Cont.15322