A MATEMÁTICA E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO EM UMA TURMA DO "NOVO" ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.15278

Resumo

Objetiva-se através deste artigo, relatar o trabalho desenvolvido na turma de aprofundamento do 2° ano do Novo Ensino Médio na disciplina Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e refletir sobre o uso desses objetivos na aplicação de atividades envolvendo o conteúdo matemático. Foi desenvolvido em uma escola pública, pelos acadêmicos do Programa de Residência Pedagógica, a elaboração e aplicação de atividades abordando temas diversificados que estão em pauta na Agenda 2030. Essas atividades foram estruturadas a partir de reportagens acerca do assunto e através de questões que tinham como objetivo perceber a Matemática nas diversas áreas da sociedade. Esta metodologia, pautada na análise estatística de gráficos e tabelas, permite entender como as habilidades matemáticas podem ser aplicadas para interpretar e resolver problemas do mundo real. Enquanto reflexões, os residentes chegaram à conclusão de que a Matemática versada a temas globais são interesses comuns entre os alunos. Foi possível concluir que a interligação entre a Matemática e assuntos reais não apenas enriquece o aprendizado matemático, mas também capacita os indivíduos a se tornarem agentes de mudança informados, engajados em questões globais e não somente na mera memorização de fórmulas e procedimentos matemáticos.

Biografia do Autor

  • Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

A MATEMÁTICA E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO EM UMA TURMA DO "NOVO" ENSINO MÉDIO. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 107-123. https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.15278