EDUCAÇÃO, ENSINO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS

Autores

  • Julia Bueno de Morais Silva Universidade Estadual de Goiás, Goiás, Brasil

Palavras-chave:

Escolas Quilombolas

Resumo

Precisamos descobrir nossa própria identidade, de onde viemos e por que estamos aqui”. José Dias. Entrevista in Diário da Manhã, 28/05/2005.

 A frase acima, citada repetidamente por José Dias, líder da comunidade Porto Leocádio, motivou-me a pensar o ensino de história como uma das possibilidades para o reconhecimento, o reforço e a legitimação da identidade dos grupos quilombolas. Antes, porém, faz-se necessário uma breve reflexão sobre o campo e a natureza do conhecimento histórico. As diversas formas de compreensão e explicação do passado apresentadas pelos historiadores, contudo, não descartam alguns questionamentos como, qual o sentido da história? Como determinar um estatuto de racionalidade e cientificidade da história? A disciplina história surge em que contexto? Com quais propósitos? E, ainda, como coloca Rüsen (1987), “para que serve ensinar a  história”?

Downloads

Publicado

2013-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EDUCAÇÃO, ENSINO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS. (2013). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 3(1), 176-214. //www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/1516