MAPEANDO E ANALISANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS, INCLUSIVAS E CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DO ESTADO DE ALAGOAS.
DOI:
https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v14iFluxo%20Cont.14939Resumo
O texto aborda a importância da educação inclusiva no contexto brasileiro, destacando desafios enfrentados por pessoas com deficiência no acesso à educação. Com base na Constituição Federal de 1988, que preconiza a educação igualitária, e dados do Censo Escolar de 2010, que revelam a presença significativa de pessoas com deficiência, o artigo destaca a necessidade de práticas inclusivas e integradoras para proporcionar uma educação de qualidade a todos. O foco está na promoção de metodologias que considerem diferentes modos de aprendizado, visando à conscientização da inclusão e pertencimento. No âmbito da pesquisa, conduzida de 2022 a 2023, o texto detalha a metodologia empregada, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas, e menciona a análise de dados provenientes do Programa Institucional de Iniciação Científica. A ênfase é dada à avaliação das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas no contexto da educação híbrida, especialmente no ensino fundamental I em Alagoas. Os resultados destacam a importância da preparação pedagógica para o ensino híbrido, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. A análise dos dados coletados após o curso "Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas no Ambiente Educacional Híbrido" revela uma diversidade de perspectivas entre os participantes em relação às interações no ambiente escolar. A pesquisa conclui ressaltando a necessidade contínua de aprimorar métodos de ensino para um ambiente educacional em constante mudança.