MAPEANDO E ANALISANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS, INCLUSIVAS E CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DO ESTADO DE ALAGOAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v14iFluxo%20Cont.14939

Resumo

O texto aborda a importância da educação inclusiva no contexto brasileiro, destacando desafios enfrentados por pessoas com deficiência no acesso à educação. Com base na Constituição Federal de 1988, que preconiza a educação igualitária, e dados do Censo Escolar de 2010, que revelam a presença significativa de pessoas com deficiência, o artigo destaca a necessidade de práticas inclusivas e integradoras para proporcionar uma educação de qualidade a todos. O foco está na promoção de metodologias que considerem diferentes modos de aprendizado, visando à conscientização da inclusão e pertencimento. No âmbito da pesquisa, conduzida de 2022 a 2023, o texto detalha a metodologia empregada, utilizando abordagens quantitativas e qualitativas, e menciona a análise de dados provenientes do Programa Institucional de Iniciação Científica. A ênfase é dada à avaliação das práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas no contexto da educação híbrida, especialmente no ensino fundamental I em Alagoas. Os resultados destacam a importância da preparação pedagógica para o ensino híbrido, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19. A análise dos dados coletados após o curso "Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas no Ambiente Educacional Híbrido" revela uma diversidade de perspectivas entre os participantes em relação às interações no ambiente escolar. A pesquisa conclui ressaltando a necessidade contínua de aprimorar métodos de ensino para um ambiente educacional em constante mudança.

Biografia do Autor

  • Mirian Rachel de Araújo Berto, Universidade Federal de Alagoas

    Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do grupo de pesquisa: Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas (PAII). Bolsista PIBIC pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Mikellen Michela de Sousa Pessoa, Universidade Federal de Alagoas

    Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do grupo de pesquisa: Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inclusivas (PAII). Colaboradora PIBIC pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

  • Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduich pela Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagoga pela UNISA;. Especialista em Educação em Valores Humanos-Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem pela Universidade de Buenos Aires- UBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Inclusão e Ecoformação, novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Próreitoria de Graduação (PROGRAD) pelo Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional Ecologia dos Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC- Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisadora - GP-PAII (Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). Foi membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (biênio 2018-2020); Coordenadora do projeto PIBIC Mapeando e Difundindo Práticas de Aprendizagem Integradora e Inclusivas no ambiente hibrido - 202 2 2023. Coordenadora no projeto Práticas de Aprendizagem Integradoras e Inovadoras (2018-2020)-UFAL. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL. Avaliadora de de periódicos e de projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Alagoas; Membro da SOCIEDADE INTERNACIONAL DE PSICOPEDAGOGIA-ISP. Palestrante nacional e Internacional.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

MAPEANDO E ANALISANDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS, INCLUSIVAS E CRIATIVAS NA EDUCAÇÃO HÍBRIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL I DO ESTADO DE ALAGOAS. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 14(Fluxo Cont), 71-85. https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v14iFluxo Cont.14939