FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA/NA AMAZÔNIA TOCANTINENSE
abordagens do pensamento da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.14805Resumo
O artigo insere-se na linha de pesquisa Linguagem, Educação e Relação com o Saber, do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Associação Plena em Rede (Educanorte) da UFT e tem como área de concentração: Educação na Amazônia. Tem por objetivo geral estudar o processo de formação de professores da/na Amazônia tocantinense a partir das abordagens do pensamento da complexidade, e por objetivos específicos conhecer sobre formação de professores da/na Amazônia Tocantinense, discutir sobre formação superior pública no estado do Tocantins, bem como apresentar o pensar complexo a partir de Edgar Morin. Questiona-se: como se efetiva o processo de formação de professores da/na Amazônia tocantinense a partir da abordagem do pensamento da complexidade? Numa linha crítica de investigação, e de abordagem qualitativa, em que a realização da pesquisa se utiliza da análise bibliográfica, configurando-se como uma pesquisa bibliográfica. Ressalta-se que a literatura consultada para a realização deste artigo evidencia que o processo de formação de professores da/na Amazônia tocantinense, ofertado pelas instituições públicas de ensino superior, apresenta indicativos de que se efetiva a partir do pensamento da complexidade, pois é um processo de formação que instiga o sujeito a desenvolver um pensamento capaz de reunir, contextualizar e globalizar.