A VALORIZAÇÃO DAS FESTAS DE SÃO JOÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

reflexões sobre a experiência de um estagiário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.14267

Resumo

O presente trabalho relata as experiências do estágio no curso de Pedagogia, onde a ênfase foi dada à valorização dos aspectos culturais e valores da “Festa de São João”. Realizado em uma instituição de Educação Infantil, o estagiário estabeleceu interações com os estudantes, identificou demandas específicas da sala de aula, compreendeu o contexto educacional e aplicou estratégias didáticas personalizadas. A elaboração e execução do plano de ação, apoiadas em pesquisa teórica, proporcionaram ao acadêmico um aprimoramento de habilidades como planejamento, execução, avaliação e comunicação. O estágio não só permitiu ao futuro pedagogo compreender a importância dos valores culturais e locais na educação infantil, mas também utilizar abordagens lúdicas para estimular o interesse dos estudantes na aprendizagem. Essa experiência, fundamental para a formação profissional, ofereceu ao estudante de pedagogia uma vivência prática valiosa, preparando-o para agir com ética e comprometimento, abordando as necessidades individuais dos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento integral deles. Os resultados obtidos destacaram a relevância dessa abordagem pedagógica e sublinharam a importância crucial do estágio na formação de professores, influenciando positivamente as futuras gerações de docentes.

 

Biografia do Autor

  • Diego Vinícius Brito dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN (2014-2018), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional, UNINTER (2022), e atualmente cursando a Licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN (2020-atual). A formação acadêmica ainda inclui especializações em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (UFPI, 2023), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI, 2022), Ciências Sociais, Gestão Escolar e Direitos Humanos (Faculdade Focus, 2022), além de Mestrado Acadêmico em Filosofia na UFRN, pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil), entre 2019 e 2022, e atualmente, prosseguindo no Doutorado Acadêmico em Filosofia pelo mesmo programa. As áreas de interesse abrangem a Metafísica, Epistemologia, Ontologia, História da Filosofia, com ênfase na filosofia antiga e moderna, bem como estudos voltados para a obra de Nietzsche. Nas Ciências Sociais, as áreas de interesse incluem Sociologia, com foco em crises democráticas, Antropologia, com ênfase em gênero, sexualidade, direitos humanos e movimentos sociais, e Ciência Política, com enfoque nos debates dos contratualistas e do marxismo. Na educação, pesquisa sobre processos de avaliação, metodologias ativas, didática de ensino, educação inclusiva, formação de professores, currículo, planejamento, gestão colaborativa, gestão democrática, legislação educacional, Educação de Jovens e Adultos e história da educação.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Como Citar

A VALORIZAÇÃO DAS FESTAS DE SÃO JOÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reflexões sobre a experiência de um estagiário. (2024). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 13(Fluxo Cont), 53-71. https://doi.org/10.31668/revpluraisvir.v13iFluxoCont.14267