LETRAMENTO DIGITAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9º ANO:

a interface entre as exigências da BNCC e a realidade em sala de aula

Autores

  • Nílio Rodrigues de França Universidade Estadual de Goiás
  • Olira Saraiva Rodrigues Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Este estudo parte da concepção do Livro Didático de Língua Portuguesa como um gênero do discurso, alinhado com a Cultura Digital estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para examinar como o ensino das práticas de linguagem contemporâneas - com o uso dos gêneros digitais, trazendo consigo diversos campos de interação no espaço digital - vem sendo abordado no livro didático impresso. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Fundamental II promove oportunidades de letramento digital e como esses gêneros são metodologicamente abordados no formato impresso. Para tanto, iremos considerar o seguinte questionamento: De que forma o letramento digital no livro didático de Língua Portuguesa pode influenciar o ensino de Língua Portuguesa, considerando sua complexa relação com as novas tecnologias, a partir da cultura digital preconizada na BNCC? A pesquisa de natureza qualitativa será uma pesquisa bibliográfica e bibliográfica de aporte documental. O corpus de análise consistirá no volume do 9º Ano da coleção didática adotada no Ensino Fundamental II, Português Conexão e Uso, das autoras Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2020.

Biografia do Autor

  • Nílio Rodrigues de França, Universidade Estadual de Goiás

    Graduado em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade Estadual de Goiás – UEG (2002), especialista em Docência no Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Estadual de Goiás – UEG (2004), mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias - UEG.

  • Olira Saraiva Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás

    Professora do Programa do Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da UEG. Pós-doutora pelo Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto em Portugal (FLUP). Pós-doutora em Estudos Culturais pelo Programa Avançado em Cultura Contemporânea (PACC) da Faculdade de Letras (UFRJ). Doutora em Arte e Cultura Visual (UFG). Mestra em Educação (PUC-Goiás). Graduada em Letras (UEG). 

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Publicado

2025-11-05

Como Citar

LETRAMENTO DIGITAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9º ANO:: a interface entre as exigências da BNCC e a realidade em sala de aula. (2025). Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751), 15(Fluxo Contínuo), 138-154. https://www.revista.ueg.br/index.php/revistapluraisvirtual/article/view/14222