LETRAMENTO DIGITAL NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9º ANO:
a interface entre as exigências da BNCC e a realidade em sala de aula
Resumo
Este estudo parte da concepção do Livro Didático de Língua Portuguesa como um gênero do discurso, alinhado com a Cultura Digital estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para examinar como o ensino das práticas de linguagem contemporâneas - com o uso dos gêneros digitais, trazendo consigo diversos campos de interação no espaço digital - vem sendo abordado no livro didático impresso. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo verificar em que medida o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) do Ensino Fundamental II promove oportunidades de letramento digital e como esses gêneros são metodologicamente abordados no formato impresso. Para tanto, iremos considerar o seguinte questionamento: De que forma o letramento digital no livro didático de Língua Portuguesa pode influenciar o ensino de Língua Portuguesa, considerando sua complexa relação com as novas tecnologias, a partir da cultura digital preconizada na BNCC? A pesquisa de natureza qualitativa será uma pesquisa bibliográfica e bibliográfica de aporte documental. O corpus de análise consistirá no volume do 9º Ano da coleção didática adotada no Ensino Fundamental II, Português Conexão e Uso, das autoras Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho, avaliado pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Plurais - Virtual (e-ISSN 2238-3751)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.